Se Liga Menina: Cólicas Menstruais

09:31 0 Comments A+ a-

Bom dia flores do dia!

Como estão? Espero que todas estejam bem!

O assunto aqui hoje no blog é sobre um dor que incomoda a maioria das mulheres quando nos encontramos "naqueles dias", a famosa Cólica


Esta dor se manifesta diferente em cada mulher, não havendo um parâmetro correto sobre a intensidade da dor: há mulheres que ao menos sentem essa dor incomoda e isto é maravilhosamente bom, por outro lado há mulheres que não conseguem nem andar, ficando muitas vezes de cama, outras sentem de maneira moderada, nada que um remédio para este tipo de dor não melhore.

Sentimos essa dorzinha chata e  ao menos sequer sabemos ao fundo do por que, por isto, resolvi trazer aqui no blog este assunto, saber um pouco mais sobre essa dor pode nos ajudar a entender o porque sentimos esta dor e o que podemos fazer para evitá-la,e para isso precisamos conhecer, correto?

A cólica menstrual, ou a dismenorreia (nome científico) acontece devido à liberação de prostaglandina, substância que faz o útero contrair para eliminar o endométrio (camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião), em forma de sangramento, durante a menstruação, quando o óvulo não foi fecundado.

A dimenorréia pode ser:

- Primária: Quando a causa é o aumento na produção de prostaglandina pelo endométrio.

-Secundária: Quando resultante de alterações patológicas no aparelho reprodutivo (endometriose, miomas, tumores pélvicos, fibromas, estenose cervical, e entre outros).

A dor se manifesta no baixo ventre, de intensidade variável, onde se espalha para as costas e outros membros inferiores do corpo, podendo sentir dores nas pernas, dores nas costas e indisposição, a dor é aguda e tem intensidades que variam de mulher para mulher, quando muito forte, pode estar associada a outros sintomas como náuseas, vômitos, dor de cabeça e nas mamas, inchaço. Vale a pena se ligar nestes sintomas e procurar uma análise junto ao ginecologista, onde será feito um diagnóstico preciso para melhorar o bem-estar ao passar pelo ciclo menstrual.

Aqui vai uma lista de coisas que você pode fazer para evitar esse desconforto:

  1.  Evite levar vida sedentária. Exercícios aeróbicos moderados ajudam a aliviar a dismenorreia primária;
  2. Coloque uma bolsa de água quente sobre a região abdominal, quando estiver com cólica menstrual;
  3.  Não ingira alimentos que retardam o trânsito abdominal ou provocam fermentação, especialmente no período pré-menstrual;
  4. Beba bastante água;
  5. Não se automedique. Procure assistência médica. É importante estabelecer um diagnóstico diferencial entre a dismenorreia primária e secundária para selecionar o melhor tratamento.
Após essa matéria sobre a cólica menstrual, eu espero que tenha ajudado vocês e que ajude a enfrentar esta dor chata, que muitas vezes nos incomodam e em alguns casos pode ser um mega problema para algumas mulheres!

Um mega beijo e até o próximo post!