Semente de Linhaça e suas Funções

23:09 0 Comments A+ a-

Boa noite queridas leitoras, como foi esse feriado?
Eu aproveitei e descansei bastante. Para quem trabalha muito sabe a importância de um bom descanso não é mesmo?
Como sabem, hoje se inicia o mês de Maio e para começar bem esse mês , o assunto que escolhi hoje é sobre uma dica que além de ser mega perfeito para o cabelo é ótima para nossa saúde: A semente de Linhaça.

  • O que é a Semente de Linhaça?





A semente de linhaça é de origem asiática, pertence à família Linácea. 
Ela oferece muitos benefícios a saúde  pois ela possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Rica em vitaminas B1, B2, C, E, caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio, rica fonte de Ômega 3 existente na natureza. Também possui Ômega 6 e um composto chamado LIGNANA. (A lignana funciona como um falso hormônio. É o que os especialistas chamam de fitoestrógeno. Portanto auxilia no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa.)

Existem 2 tipos de semente: a linhaça dourada e a marrom.

Aqui no Brasil é mais fácil encontrar a marrom pois já está adaptada ao solo brasileiro, onde se deu bem por causa do clima quente. Comparada com a dourada, a casca é um pouco mais resistente. Quanto aos nutrientes, não perde nada para a outra variedade.

  • Como ela deve ser Consumida no dia á dia?
Recomenda-se o consumo da semente triturada, pois ela traz mais benefícios quando moída.
Para isto,  passá-las em processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Mas tem que bater e comer logo, porque a linhaça é muito suscetível à oxidação. Se desejar guardar, coloque-a em refrigerador e deixe fora da luz. Para prepará-la é necessário deixá-la no forno baixo por 15 minutos. .Isso porque embora contenha substâncias essenciais, o que faz dela um alimento funcional de primeira grandeza, a linhaça carrega compostos que poderiam interferir na absorção de nutrientes. O que se sabe é que o aquecimento da semente neutraliza esse inconveniente. Claro que se for usada na preparação de receitas assadas, como pães ou biscoitos, não precisará desse processo.

A quantidade recomendada para o consumo é de 25 gramas (1 colher de sopa - bem cheia) a 45 gramas (quase 2 colheres) por dia. As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturadas à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos.

  • Onde compra?
A semente de linhaça pode ser encontrada em loja de produtos naturais.


A semente de linhaça é um dos segredos das grandes artistas, muitos cabeleireiros recomendam esta maravilha para fazer parte da sua refeição e assim, nutrindo o cabelo de dentro para fora, auxiliando o seu crescimento e fortalecimento, um deles é o Top dos Cabeleireiros das celebridades, o Marco Antonio de Biaggi.

Marco Antonia de Biaggi e Carolina Dieckmann
Então é isso meninas, a semente de linhaça, além de bom para  a sua saúde é ótimo para seus cabelos!

Estou pesquisando sobre o gel de semente de linhaça, que pode ser passada no cabelo durante a hidratação, assim que souber mais a fundo deste assunto, compartilho com vocês aqui no Blog.

Enquanto isto, vou ficando por aqui, um Big Beijo e até o próximo Post!Tchau Tchau.