Seu Cabelo está Poroso? Não Desespera!!

18:29 3 Comments A+ a-

Para começar é bom que você entenda o que é um cabelo poroso para facilitar o diagnóstico e buscar o melhor tratamento.
Cabelos porosos é a definição que se da para um cabelo totalmente destruído devida química excessiva, a cutícula do cabelo fica aberta.
- Ué, para tudo! Se a cutícula está aberta não é bom? Assim quando hidratar ela vai puxar mais nutrientes, certo?
Quase lá! Vou explicar.
A cutícula se encontra totalmente aberta, é certo que o cabelo vai puxar todos os nutrientes, porém, os mesmos não vão permanecer muito tempo no cabelo, porque ao mesmo tempo que o cabelo puxa os nutrientes, ele perde com o tempo por causa que ele não consegue segurar tudo.
Vamos ao passo á passo.

1.1 Diagnóstico: 


  1. As pontas do cabelo não tem peso quando suas cutículas estão abertas e o cabelo danificado. Quando o cabelo seca, ele fica com aquela aparência de espiga de milho.
  2. Você por mais que hidrate é difícil recuperar ele em apenas 1 semana, 1 mês, muitas vezes até mais que isso. 
  3. Você já fez reconstrução, cauterização e hidratação.
  4. Gastou o que podia e o que não podia no salão e não obteve um resultado esperado.
  5. Você acaba usando ele preso por vergonha. 
  6. Você da um corte e muitas vezes ainda sobra as pontas danificadas e se arrepende.
  7. Você chora se olhando no espelho e olhando as pontas, pensando na besteira que  fez.

A foto á cima é como o cabelo fica depois de uma química mal aplicada, cabelo fraco, sem vida e totalmente desestruturado, isso chamamos de cabelo poroso. Muitas das vezes nem a tesoura adianta.


1.2 Solução:

  1. Talvez você só tenha pensado na cauterização, reconstrução e hidratação.
  2. A Cauterização é para o o fechamento da cutícula, só que para um cabelo danificado não é a única coisa a ser feita.
  3. A reconstrução por si só já diz para qual é sua função, a reconstrução do fio, porém lembre, ela é progressiva, muitas vezes não da diferença na primeira vez.
  4. A hidratação, é para manter o cabelo hidratado e forte, é recomendado a ser feito sempre, não somente no salão, há perfumarias no Brasil todo que possui produtos bons que podem ser usados em casa para tal funcionalidade.
  5. E essa, poucas mulheres lembram que o cabelo também requer nutrição! As vezes faz todos os processos á cima, mas esquece um muito importante, o cabelo também requer nutrientes, é um fator importantíssimo, já que a porosidade é decorrente da falta das mesmas durantes colorações, descoloração, alisamentos, relaxamentos e muitas outras coisas que inventamos de fazer.
1.3 Tratamento: 

  1. Usar máscaras e kits de nutrições é sempre uma boa opção, porém não são todas as mulheres que tem condições para adquirir produtos satisfatórios.
  2. Para o tratamento de cabelos porosos, máscaras á base de ceramidas é uma das melhores opções, cera é um selante e já que o cabelo se encontra com as cutículas abertas, ela ajuda a selar o cabelo.
  3. Ampolas de vitaminas é uma opção boa, A, B, D e E, não fazem milagres sozinhas, mas ajuda.
  4. Um produto natural que é muito bom, barato e fácil de achar é o famoso MEL de Abelha. Por quê? Bom, o mel ele tem cera natural, além de hidratar por conter vitamínas vitais para a pele, cabelo e sua saúde, ele ajuda a fechar as cutículas rebeldes. Em um outro Post deixarei uma receita tiro e queda com mel para ajudar a salvar os cabelos.
  5. Tenha paciência e vá aparando as pontas aos pouquinhos.
1.4 Evitando a Porosidade:

  1. Não insista em fazer qualquer procedimento químico se seu cabelo não estiver forte o bastante para resistir ao procedimento.
  2. Certifique-se que o profissional que irá fazer, sabe o que está fazendo e que fechará a cutícula do seu cabelo após o procedimento.
  3. Antes de fazer qualquer procedimento químico, como pintar, luzes, mechas, alisamentos, relaxamentos, vá hidratando semanas antes, para que o cabelo esteja apto a receber o produto e não sentir tanto. 
  4. Lembre-se, usar um kit hidratante bom faz toda a diferença.
  5. Não passe qualquer coisa no seu cabelo com outro profissional que não conheça seu cabelo ou que você não saiba informar qual produtos o seu cabeleireiro usou. 
  6. Aparar as pontas, como por exemplo, 1 cm ou menos disso, ajuda a manter o cabelo sempre saudável, e faz com que o mesmo se desenvolva.
  7. Produtos Naturais, como: mel e abacate, são baratos e dão resultados.
  8. Massagem com ampolas de vitaminas A, B, D e E.
Todos os passos á cima que deixei foi experiência própria, ainda há muito o que recuperar, diria 30%. Porém já recuperei muito dele, o mel ajudou e muito! Dúvidas? Se sitam á vontade para sana-las 
Espero que tenha ajudado vocês meninas, até a próxima, um Beijão!!!!



3 comentários

Write comentários
Jana
AUTHOR
5 de outubro de 2012 20:15 delete

Eu adorei o post....vai ajudar pq meu cabelo tá bem poroso..: )
Tô com um blog em construção, depois lembra de dar uma passadinha lá q vou começar a publicar uns posts. BjoOo

Reply
avatar
28 de outubro de 2012 20:18 delete

Oi Jana, tudo bom? Poxa que bom que você gostou! Realmente ajuda muito todas essas dicas, experiencia própria. To te seguindo lá, me segue aqui!

Reply
avatar
Etienne Sara
AUTHOR
8 de janeiro de 2014 14:30 delete

Oii... tô começando a fazer um curso de cabeleireira, e já vi tudo isso no curso, mas vcê explicou de uma forma bem mais simples e prática! Adorei flor! Meu cabelo tava assim também (porque eu tava deixando crescer), mas agora ja melhorou bastante =D
To te seguindo tá? Aqui está o meu se quiser dar uma olhadinha (tá fresquinho, só tem 1 post) http://evangelicaseestilosas.blogspot.com.br

Reply
avatar